terça-feira, 17 de novembro de 2009

ASTRONOMIA

A Astronomia é uma ciência que estuda todos os astros. O nosso sistema solar é composto por oito planetas que se chamam: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano.
Em 2009 faz quatrocentos anos que o primeiro telescópio foi criado. Para comemorar esse fato foi criado o Ano Internacional da Astronomia. Antes da invenção do telescópio observavam-se os objetos no céu a olho nu. Galileu Galilei foi o astrônomo que inventou o telescópio.
A palavra astronomia significa: Lei das Estrelas. Ela envolve diversas observações procurando respostas aos fenômenos físicos que ocorrem fora da Terra.
Johannes Kepler, outro astrônomo famoso, estudou o movimento dos astros. A astronomia estuda, por exemplo, os eclipses. Um eclipse solar é um fato raro que ocorre quando a lua cobre o sol e ele fica completamente oculto. O eclipse lunar ocorre quando a fase da lua está cheia, e há um alinhamento entre o sol, a lua e a terra. Outros exemplos de movimentos dos astros são: a rotação e a translação. A rotação é o movimento que a terra faz em torno de si mesma e dura 24 horas. O movimento de translação é a volta que a terra faz em torno do sol. Esse dura 365 dias.

Lucas Cardoso de Rezende Câmara

Nenhum comentário: